Como e porquê envolver a sua equipa na estratégia da empresa?

Um elemento fundamental no que diz respeito a motivar uma equipa é a comunicação, quer vertical, quer horizontal. Partilhar informações que envolvam a equipa, tais como objectivos, valores, prémios, etc é muito importante para manter a equipa unida e confiante. Um ponto que não pode falhar é o envolvimento da equipa com a estratégia proposta que está na base dos objectivos traçados. Conhecer a estratégia e trabalhar ao encontro da mesma vai facilitar o cumprimento dos objectivos e vai também aumentar o foco nos resultados.

Como fazer com que a equipa se sinta parte desta estratégia? Como fazer com que cada elemento da equipa sinta que é importante e uma mais-valia no processo? Nós ajudamos.

  1. Envolva a equipa

Na maioria das vezes os colaboradores não estão envolvidos com a estratégia do cliente. São apenas informados das suas tarefas e objectivos. De modo a manter a equipa motivada, como já referimos, é fundamental que conheçam o cliente a fundo e isso inclui partilhar a estratégia que está na base do projecto. Assim a equipa vai ter uma perspectiva diferente, mais ampla, dos objectivos.

2. Crie método

Para aumentar o foco e a eficácia de uma equipa de vendas, tem de existir método. O método representa uma série de linhas orientadoras do processo. O método de trabalho vai orientar as pessoas no modo como organizam, gerem e realizam o seu trabalho. Deve também propor um processo de vendas estruturado em etapas para que todos saibam e interiorizem os critérios para vender mais e melhor.

3. Envolva a equipa de raíz

A equipa deve ser envolvida, não aquando da execução da estratégia, mas na sua projecção e criação. Ao participar neste processo os seus colaboradores vão-se sentir parte integrante do projecto, não uma mera ferramenta para obter resultados. Isto vai aumentar a motivação e a responsabilização de cada um, bem como o envolvimento no cumprimento de objectivos.

4. Comunicação horizontal

Ao longo do artigo temos falado da importância de uma comunicação vertical que seja eficiente e contínua. Mas não se esqueça que é fundamental para o bom funcionamento e cumplicidade da sua equipa (que se reflecte nos resultados), que haja comunicação também horizontalmente. Ter em mente também que quem deve promover essa comunicação é o coordenador. São coisas simples como por exemplo partilhar sucessos e fracassos, que vão trazer um maior equilíbrio à equipa, uma vez que vão perceber que nem tudo são sucessos e que também há mais pessoas a passar pelo fracasso. Isto vai também aumentar a motivação da equipa.

5. A opinião de cada um é fundamental

São vários os aspectos da empresa que podem beneficiar da partilha de opiniões da sua equipa. Aquelas situações em que a equipa está mais envolvida são as mais importantes, tais como o método de trabalho, a satisfação dos vendedores, o que está mal na empresa, como combater, o que pode ser melhorado e como, entre outras. Ao pedir a opinião aos elementos da equipa, mais uma vez eles vão-se sentir envolvidos e importantes porque a sua opinião conta.

Na exceder trabalhamos sempre neste sentido, porque o nosso sucesso se prende com o sucesso e motivação das nossas equipas, das quais temos um enorme orgulho pelo esforço e dedicação que cada um deles demonstra para com os projectos.

 

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