8 regras que o vão ajudar a combater a ansiedade durante apresentações!

Numa altura do ano em que se somam reuniões, festas de Natal da empresa, exames e até mesmo entrevistas de trabalho, o que não falta por aí certamente, são pessoas nervosas (muuuuito nervosas) com as apresentações que vão ter de fazer. Há quem tenha mais facilidade que encare o assunto de maneira leve. Mas outros…nem por isso!

Este artigo tem como objectivo ajudar esses mesmos, os mais ansiosos, a ter alguma paz de espírito e a não arrancar alguns cabelos pelo caminho! Há regras que o vão ajudar, vai-se sentir mais confiante e, consequentemente, menos nervoso.

pexels-photo-10467

FALE DEVAGAR

A maioria dos ansiosos tende a carregar no acelerador, talvez por medo de se esquecer das coisas…Faça um esforço, fale compassadamente, desacelere!

breathe-neon

RESPIRE

Um factor importante que está relacionado com o ponto anterior é a respiração. Respire! Aproveite que está a falar mais devagar e vá respirando, com calma.Se não respirar como deve ser pode mesmo falhar algumas palavras.

botao-de-video-pausa_318-33989USE PAUSAS

Já conseguiu conciliar a respiração com o falar lentamente… agora use pausas. As pausas permitem ao público pensar um pouco no que estão a ouvir e ajudam a dar ênfase a um ponto de vista. Além de cativar a atenção das pessoas, vai também dar-lhe mais tempo para se relembrar do que vem a seguir. Estas pausas deverão andar entre os 10 e os 15 segundos.

tom-de-voz-1

PROJECTE A VOZ

Certifique-se de que TODA a sala o consegue ouvir. Projecte a sua voz não para quem está à sua frente, mas para a última fila da sala. É muito desconfortável para quem está a assistir ter que fazer um esforço para o ouvir, rapidamente perde o foco.

eye-contact-true-feelingsAPRESENTE PARA O PÚBLICO

Está a fazer uma apresentação para o público, não é para a tela, não é para o tecto, não é (definitivamente) para as paredes! Primeira ajuda, se conseguir tenha o computador à sua frente, se não conseguir leve cartões pequenos com a apresentação de modo a que nunca tenha de se virar de costas para o público.

Não tenha medo de estabelecer contacto visual, isto vai fazer com que as pessoas estejam mais atentas. É importante para que se concentrem naquilo que está a dizer.

nobody__s_perfect__by_pica_ae

NÃO  PEÇA DESCULPA

Os erros e esquecimentos vão acontecer,o   importante é aprender a lidar com eles com naturalidade. As pessoas não vão perceber que se esqueceu de um pormenor, portanto, não chame atenção para isso. Não volte atrás, não peça desculpa! Respire, faça uma pausa e continue naturalmente!

 

pexels-photo-57825-1

 TREINE

Prepare a sua apresentação com tempo. Quando terminar comece por treinar sozinho ao espelho. Quando já tiver algum à vontade, pratique com família ou colegas de trabalho. Treino nunca é demais. Quanto mais treinar, mais confiante se vai sentir, o discurso vai ser cada vez mais fluído.

Este é o ponto mais importante, isto porque durante este treino vai ter de pôr todos os outros pontos em prática.

Para a exceder este exercício é fundamental uma vez que é aplicado diariamente por todos os nossos vendedores, dos quais temos um enorme orgulho. Nunca se esqueçam de rever os vários pontos, todo o treino é bem-vindo!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s