10 principais erros a evitar numa Entrevista de Emprego

Young man have job interview.

A entrevista de emprego é um momento decisivo para os que procuram conseguir um novo emprego e onde é assumido que pouco pode falhar. Não existe um tipo de entrevista padrão ou conselhos infalíveis para que as entrevistas corram bem. No entanto há comportamentos a evitar e que podem facilitar o sucesso de uma entrevista de emprego:

  1. Atrasoslate-for-meeting

Chegar atrasado a uma entrevista de emprego pode significar o insucesso da mesma. Um atraso demonstra, mesmo antes da entrevista começar, o carácter do candidato – desorganizado ou despreocupado.

Informar-se previamente da localização da empresa, a melhor forma de chegar e ir com tempo de antecedência são possíveis soluções. Caso aconteça um imprevisto e que esteja fora do controlo, é essencial avisar o quanto antes que poderá haver um atraso.

2. Não conhecer a empresa e o sector 515442139_confused_man_answer_101_xlarge

Outro erro que deve ser evitado a todo o custo: mostrar um desconhecimento total da empresa onde vai.

Preparar-se nos dias antecedentes com visitas ao site, redes sociais da empresa, conhecer a sua missão, valores e pesquisar algumas notícias que já possam ter saído sobre a mesma funcionam a favor do candidato. Recolher algumas informações sobre o sector da empresa poderá ser também útil.


3. Falar mal de antigas entidades empregadoras e colegas de trabalho

F0x600alar de uma forma menos positiva de antigos colegas de trabalho e de empresas onde já trabalhou não deverá fazer parte do discurso do candidato. Independentemente das razões dessas más experiências, elas não são uma informação relevante para quem está a recrutar. Além que pode demonstrar que o candidato não tem, por hábito, boas relações com as equipas com quem trabalha.

4. Discurso pouco claro

É aceitável Doubtful Girlque os candidatos estejam nervosos num momento de entrevista. No entanto, insegurança e um discurso pouco claro e assertivo não ajudarão no decorrer do processo. Para evitar “nervosos miudinhos” é possível preparar questões que sejam feitas – mas não devem ser decoradas respostas, mas sim ideias chaves a partilhar e demonstrar a maior naturalidade possível.

Devem ser evitadas respostas confusas a algumas questões mais sensíveis como por exemplo períodos de desemprego. Estas questões podem ser previamente antecipadas para serem respondidas de uma forma rápida e convincente.

5. Comunicação exagerada

It's time for me to stop shouting …Não há nada pior que entrevistar alguém que fala sem parar. O entrevistador não precisa conhecer a história completa da sua vida. Dê respostas curtas, objetivas, sem floreados, máximo de 1 minuto para cada uma, sempre focando as perguntas feitas, enfatizando suas qualidades em relação ao cargo pretendido. Limite-se a responder aquilo que lhe foi perguntado. Caso queira saber mais alguma coisa o(a) recrutador(a) irá perguntar.

6. A imagem

first-impressionÉ habitual ouvirmos dizer “Não há uma segunda oportunidade para uma boa primeira impressão” e num contexto de entrevista de emprego esta ideia é para ser levada muito a sério. Cuidar da imagem (sem exageros) e vestir-se de forma adequada de acordo com a organização demonstra bom senso e é um primeiro passo para sentir-se seguro. Talvez numa entrevista para uma agência de publicidade não seja aconselhável levar um fato, mas o mesmo já não se aplica a uma entidade seguradora ou uma empresa de advogados.

7. Um Ego (demasiado) grande

man-egoDeterminado candidato poderá apresentar um currículo invejável nas melhores empresas. No entanto o ego profissional deverá ficar sempre em segundo plano. Os recrutadores preferem profissionais que valorizem (e relembrem) as conquistas e os projetos bem sucedidos em que o valor da equipa tenha sido o ativo mais importante, mesmo que as capacidades profissionais e pessoais se tenham revelado decisivas.

8. Mentir

Businessman with his fingers crossed behind his back - concept for good luck or dishonesty

A mentira não é aconselhável em qualquer tipo de contexto, muito menos numa entrevista de emprego. Não exagerar nas qualificações ou nos cargos exercidos é um deles. Facilmente poderá ser descoberta a mentira.

Outro elemento no qual é preferível não mentir é o domínio das línguas. O processo de recrutamento poderá incluir um teste ou uma parte da entrevista poderá ser feita nas línguas requeridas.

9. Linguagem corporalLinguagem-corporal

Evite ter uma postura passiva, com braços cruzados, por exemplo. Sente-se de costas direitas e seja minimamente dinâmico. Olhos nos olhos e um aperto de mão firme são pormenores que pode ter em conta.

10. Seja Discreto Quanto à Sua Vida Privada

tumblr_mny84eckgt1st9jfxo1_500

Evite divulgar informações demais sobre sua vida pessoal. Coisas como “Hobbies e interesses pessoais”, no seu currículo, são desnecessárias. Apenas compartilhe informações que sejam relevantes, como pontos de qualificação à vaga pretendida. Sempre mantenha a entrevista num nível profissional.


Conclusão:

Untitled design

Finalmente, mesmo que você não tenha agradado, não leve isso como coisa pessoal. Não existe ninguém que nunca tenha fracassado uma, duas ou mais vezes. Se isso acontecer, veja pelo lado positivo, aprenda com os erros cometidos e vá em frente, agora com mais experiência.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s