Estudos de mercado

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Para que servem os estudos de mercado?

Para as empresas estarem cientes de quais as necessidades dos clientes e qual a melhor e mais eficiente maneira de as satisfazer.

Os estudos de mercado permitem reduzir o risco nas decisões de gestão e detectar problemas e oportunidades de negócio. Ainda possibilitam controlar e avaliar o grau de percepção do produto no mercado.

Como iniciar o meu estudo de mercado?

Trabalho preparatório:

– Definir objectivos do estudo, recursos disponíveis, prazos e custos;

– Identificar a população;

– Obter as informações necessárias da população: características externas; Comportamentos de consumo; Atitudes dos consumidores; Processo de decisão de compra.

Metodologia de pesquisa:

– Inquéritos aos hábitos e atitudes (Hábitos de consumo de compra; envolvimento do consumidor com o produto);

– Inquéritos repetitivos (Colocados periodicamente junto de determinada população para acompanhar a evolução do comportamento)

– Inquéritos qualitativos (Método de analise mais complexo e profundo que visa compreender as necessidades e motivações dos comportamentos dos consumidores)

Amostra (Dimensão, Método e Recursos)

A decisão da amostra depende do nível de profundidade do estudo que se pretende efectuar. Quanto maior for a dimensão da amostra, maior a exactidão do resultado.

Elaboração e aplicação dos questionários

Na elaboração do questionário deve ter em atenção à sua estrutura e dimensão. Limite ao máximo a extensão do questionário e o tempo de duração do mesmo. Pode optar por métodos de realização de questionários mais baratos e eficazes como: inquéritos por telefone ou via email/Internet. As taxas de resposta são grandes mas não possibilitam qualquer elemento de carácter visual. Também pode decidir por inquéritos face a face (entrevistas pessoais, na rua ou ao domicilio). É uma boa opção para obter maior quantidade e fiabilidade de respostas, no entanto é um método mais caro.

Para a implementação do estudo no terreno, é necessário contar com uma equipa de bons profissionais capazes de realizar os inquéritos com um elevado nível de qualidade e respeito dos custos e prazos acordados.

Resultados

Use um software de folha de cálculo para tratar os dados recolhidos e apurar os valores de cada resposta. Para obter resultados ainda mais detalhados pode sempre recorrer à utilização de um software estatístico específico de estudos de mercado.

Acção!

Uma vez analisados os valores apurados, conseguimos ter uma noção mais clara e objectiva das necessidades do público-alvo e perceber onde estão as oportunidades de negócio. Podemos então, avançar para o mercado! Para este processo, existem empresas fornecedoras de serviços que podem ajudar no processo de implementação do produto no mercado, bem como a avaliação e controlo da sua notoriedade no mercado.

 www.exceder.pt

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