Força de vendas Vs. Equipa de vendas

forca_de_vendas_exceder

Em teoria, força de vendas é sinónimo de equipa de vendas. No entanto, na prática há uma grande diferença entre eles – a postura.

Entende-se por força de vendas uma seleção de vendedores profissionais, capacitados, motivados e comprometidos com os resultados.

Uma equipa de vendas pode ser apenas um grupo de vendedores.

É um grande desafio construir uma força de vendas eficaz. É fundamental perceber os fatores de diferenciação entre força de vendas e Equipa de vendas:

Foco

Uma força de vendas foca no aumento dos lucros da empresa, e não apenas no aumento das vendas. O verdadeiro foco não é apenas vender mais, mas sim o lucro. Ou seja, por vezes o aumento das vendas pode estar relacionado com ações promocionais que levam ao aumento das vendas mas não necessariamente o aumento do lucro. Por vezes, é melhor deixar de vender, do que aumentar a quantidade de vendas a qualquer custo e não aumentar os lucros da empresa.

Conhecimento

Uma força de vendas tem de saber o valor do que vende, conhecer bem o produto/serviço. Um vendedor profissional consegue transformar uma compra numa experiência única para os clientes. O facto da equipa ser constituída por especialista, faz com que a força de vendas alimente o negócio de maneira inteligente, sem ser necessário apelar para promoções e descontos.

Especialização

A força de vendas é uma equipa de vendedores especializados, sempre focados em aperfeiçoar os seus conhecimentos e melhorar os resultados da empresa.

O conhecimento é um fator diferencial entre vendedores. Só assim conseguem construir uma reputação e alcançar bons resultados.

Postura

A força de vendas procura estar em constante atualização, mantendo sempre os atributos fundamentais : Proatividade; Dedicação; Conhecimento e Disposição (para entregar resultados positivos).

A força de vendas é a elite das vendas, é a equipa que todas as empresas desejam ter.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s