Reuniões de Vendedores

Reuniões de vendedores

MOTIVAÇÃO, TREINO, AVALIAÇÃO e METAS. Estes são os propósitos essenciais das reuniões de vendedores. Avaliar resultados, definir metas e trabalhar a motivaçã0 e técnica dos profissionais de vendas.

A preparação das reuniões: Estas reuniões (quinzenais ou mensais) são geralmente geridas pelo diretor de área/canal comercial. Este deve investir tempo na preparação da reunião e ter os temas a debater bem definidos para evitar a tendência a desviar o tema do foco principal. Não se pode desperdiçar tempo nem energia dos participantes! Não se esqueça de enviar uma agenda antes da reunião de modo a que todos os intervenientes saibam os assuntos a serem tratados e para que eles se possam também preparar para a reunião.

Evitar o negativismo: A reunião de vendedores é uma atividade de grupo. São feitos todos os esforços para melhorar os resultados e a performance de todos, e não de um vendedor em específico. Atualmente, os vendedores enfrentam dias complicados para fazer novos negócios. É necessário evitar denegrir a moral dos vendedores por não atingirem os resultados desejados. Estas reuniões devem estar focadas em ajudar a equipa toda a vender mais; rever as condições do mercado em que atuam; apresentar novos serviços ou produtos de forma genérica; apresentar uma nova forma de prospeção de novos clientes; fazer perguntas; rever o discurso utilizado; rever aspetos que possam melhorar todo o ciclo de vendas; e todo o tipo de conteúdo que possa estar ligado ao ato de melhorar a capacidade de vender.

Com o intuito de aumentar a motivação dos profissionais de vendas, no decorrer destas reuniões deve ser feito o reconhecimento público do sucesso de membros da equipa que o mereçam (se for o caso). Se é para chamar a atenção, pelo não cumprimento de objetivos, então deve ser marcada uma hora específica com esse vendedor, de forma separada onde seja possível avaliar e rever os objetivos pessoais deles.

Memória futura: não esqueça de tomar notas e pontos de ação acordados na reunião. No final da mesma envie esse resumo para todos os intervenientes ou envolvidos nos pontos de ação. Não esqueça de colocar responsáveis e a data prevista de término de cada ponto de ação, assim assegura as expectativas de todos e tem maior controlo sobre o resultado final.

As reuniões de vendedores devem ser uma fonte de prazer e motivação e não de medo!

Boas vendas.

www.exceder.pt

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